Voltar
Compartilhar
Logo entidade
Casa da Criança do Morro da Penitenciária

Florianópolis - SC

Educação
Esporte
Cultura
Assistência Social
Defesa dos Direitos e Interesses
Crianças
Adolescentes
Sobre
154 beneficiários

A Casa da Criança é uma ONG associada ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV). Tem como público atendido moradores do Morro da Penitenciária e outras comunidades em situação de vulnerabilidade na região central do município, em específico crianças e adolescentes dos 6 aos 17 anos atuando como contraturno escolar. O objetivo possibilitar o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, de 06 a 17 anos de idade, na jornada ampliada, na busca do enriquecimento e desenvolvimento de habilidades e das potencialidades, assegurando ganhos de aprendizado escolar, cognitivo, psicomotor, sócio emocional e cultural. Destaca-se a metodologia da Educação Integral, das múltiplas linguagens e saberes associados, no desenvolvimento das competências e potencialização das aprendizagens. As oficinas ofertadas as crianças e adolescentes envolvem arte e educação, esporte e lazer com educação física, inclusão digital, prevenção e saúde e o atendimento do Serviço Social.

CNPJ

81.617.789/0001-26

Missão

Oportunizar o crescimento nas áreas afetiva, cognitiva e social para crianças e  adolescentes, a fim de que contribuam na construção de uma sociedade fraterna e próspera.

Histórico

Na década de 1980 a comunidade do Morro da Penitenciária viveu um processo de organização popular, com inspiração na CEBS - Comunidade Eclesiais de Bases tendo como objetivo construir um local para que as crianças e adolescentes pudessem estudar, brincar e aprender a valorizar a sua cultura e a busca de melhores condições de vida. A Casa da Criança é fruto dessa organização popular em articulação com a Paróquia da Santíssima Trindade, na pessoa do Frei Luís Witiuk. Como consequência de luta e mobilização comunitária a instituição foi fundada em 14 de março de 1988, visando assegurar espaço de referência para o convívio familiar, comunitário e social, articulada à rede de Assistência Social e a rede de Garantia de Direitos.