Associação Jaraguaense de Equoterapia
Jaraguá do Sul - SC
Educação
Saúde
Apoio a pessoas com deficiência
Esporte
Apoio emocional
Crianças
Adolescentes
Jovens
Adultos
Idosos
Pessoas com deficiência
Sobre
45 beneficiários
"A equoterapia é um método terapêutico utilizado em mais de 30 países, reconhecido pelos conselhos federais de medicina, fisioterapia e terapia ocupacional.
A AJAE oferece atendimentos de equoterapia, utilizando o cavalo e uma equipe multidisciplinar, formada por fisioterapeuta, psicólogo, pedagogo, instrutor de equitação, promovendo o desenvolvimento biopsicossocial dos praticantes. São atendidos crianças, adolescentes e adultos, com diferentes diagnósticos como: síndromes genéticas, autismo, paralisia cerebral, síndrome de down, lesões neuromotoras, atrasos no desenvolvimento, distúrbios comportamentais e sociais, dificuldades de aprendizagem, entre outras.
Além do benefício motor, oportunizado pelo passo ritmado e simétrico do cavalo, o ato de cavalgar em um animal manso, possibilita ao cavaleiro experimentar sentimentos de independência, liberdade e capacidade, contribuindo assim para o desenvolvimento da afetividade, autoconfiança e autoestima.
"
CNPJ
13.477.010/0001-64
Missão
Contribuir para a reabilitação e educação de crianças, adolescentes e adultos com deficiência ou necessidades especiais, estimulando seu desenvolvimento biopsicossocial e promovendo a inclusão, garantia de direitos e melhora da qualidade de vida dos praticantes e seus familiares, através da prática da equoterapia.
Histórico
A AJAE é uma associação sem fins lucrativos, com os certificados de utilidade pública municipal e estadual. Foi fundada em 2011, embora o serviço já existisse desde 2007, atuando nas dependências da Sociedade Hípica Jaraguá. Esse espaço aberto, em contato direto com a natureza, torna o atendimento, uma atividade lúdica e prazerosa, favorecendo o envolvimento emocional, intelectual e físico.
Atualmente são atendidos 40 praticantes, dos quais 27,5% recebem gratuidade ou são "adotados" por pessoa física ou jurídica, 27,5% tem a terapia paga por plano de saúde, 20% pagam com desconto e 25% das famílias pagam o valor normal de sessão.
A manutenção do serviço é cara, envolvendo gastos com a a equipe multiprofissional, com os cavalos, material de encilhamento, material pedagógico e fisioterápico. O serviço se mantém através da cobrança de mensalidades, doações de pessoa física e jurídica, da promoção de eventos e de projetos sociais como "Adote um praticante".
Doações
Tampinhas do Bem
A AJAE participa do projeto Tampinhas do Bem, onde fazemos a arrecadação de tampinhas de garrafa, participe você também.
10 unidades