Capa da entidade
Voltar
Compartilhar
Sem imagem
Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Iraceminha

Iraceminha - SC

Educação
Saúde
Apoio a pessoas com deficiência
Assistência Social
Pessoas com deficiência
Sobre
82 beneficiários

A  APAE de Iraceminha é uma sociedade civil, filantrópica, de caráter educacional, cultural, assistencial, de saúde, de estudo e pesquisa, desportivo e outros, sem fins lucrativos, com duração indeterminada, tendo sede  em Iraceminha. Integra-se, por filiação, à Federação Nacional das APAEs.  Conta com o atendimento da equipe multidisciplinar , com  psicóloga, fonoaudióloga, psiquiatra,  terapeuta ocupacional, nutricionista, psicopedagoga, fisioterapeuta, assistente social, Equoterapia e  neurologista. Conta com uma profissional  no cargo Apoio pedagógico,  Secretária e Diretora, bem como todo o quadro de Professores em Educação Especial,  Educação Física,  Artes, Informática e Música, contratados  através de convênio junto a FCEE. O Público Alvo a ser atendido, são pessoas com Atraso Global no Desenvolvimento, Deficiência Intelectual, Altas Habilidades, Autismo,  dos municípios de Iraceminha, Flor do Sertão, com faixa etária de 0 a idade sem fim,  suas famílias e comunidade em geral.

CNPJ

02.987.749/0001-08

Missão

A Apae de Iraceminha tem por MISSÃO promover e articular ações de defesa de direitos e prevenção, orientações, prestação de serviços, apoio à família, direcionadas à melhoria da qualidade de vida da pessoa com deficiência e à construção de uma sociedade justa e solidária.

Histórico

Criada em 07/08/1998, registrada na Federação Nacional das APAEs sob o Nº 1623, Utilidade Pública Municipal pela Lei Nº 1.017/91 de 26/08/91, com cadastro no Conselho Nacional de Assistência Social, Certificado de Utilidade Pública Federal e Estadual. A APAE de Iraceminha é mantenedora CAESP Iraceminha, a qual tem objetivo administrar e buscar estratégias para manter as atividades, visando garantir atendimento especializado às pessoas com deficiência, proporcionando melhorias na qualidade de vida. A ideia de criar a APAE fundamentou-se nas demandas que o município foi tendo com o passar do tempo. Na época, pouco ou nada se falava sobre atendimento especial e inclusão da pessoa com deficiência no contexto social. Iniciou-se na época, por parte das lideranças e comunidade de Iraceminha, os trabalhos de organização da APAE .  Desde 2019 a entidade é credenciada no Conselho Estadual de Educação – CEE, passado a ser designada como Centro de Atendimento Educacional Especializado – CAESP.